As vantagens da franquia em relação ao negócio independente
O tema escolhido visa contribuir de forma acadêmica e empreendedora, pois se trata do atual cenário empreendedor da época, o franchising brasileiro.
Observa-se que apesar do grande interesse por parte dos empresários de todo o país por adquirir uma franquia como negócio, ainda há diversas dúvidas sobre o assunto e com isso, pode-se perder uma valiosa oportunidade de rentabilidade sem grandes esforços por parte do franqueado, no que diz respeito ao esforço em se construir uma marca e conquistar a fidelidade de clientes.
O que faz atualmente o Franchising uma potência entre os tipos de empreendimento é que o know-how de produtos e a própria marca já são sólidos no mercado e o trabalho ocorre apenas na conquista de novos clientes e na manutenção de um negócio lucrativo e rentável. E neste ponto, quem não possui uma estrutura sólida e de grande eficiência para atender a demanda do varejo, corre o risco de fechar as portas.
O assunto torna-se interessante de ser estudado porque proporciona uma visão detalhada de como surgiu esta forma de negócio aqui no Brasil, quais os requisitos principais para se ter uma franquia, o que deve ser levado em consideração, investimento necessário e as leis que regem este tipo de empreendimento.
Busca-se também entender quais as formas de franchising existentes hoje e de que forma são feitas, a quem se destina e qual os requisitos para tal. Além disso, é de interesse de quem realiza a pesquisa que todos os pontos abordados fiquem suficientemente claros a este respeito. Para isso, serão feitas pesquisas de campo com franqueados para que se possa chegar a uma conclusão sobre qual o melhor tipo de franquia a ser adquirida (avaliando ainda ramo de atividade e nível de investimento).
Enfim, existem diversos pontos muito interessantes a serem estudados, que no ponto de vista do pesquisador, é de grande interesse. Há diversas pessoas que além de curiosidade, tem necessidade de entender mais sobre este “mundo novo” dos