Fichamento do livro O que é pedagogia
ANÁLISE À PEDAGOGIA
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2007.
1. Na longa corrida para conceituar a pedagogia surgiram 3 tradições de estudos para a pedagogia, cada uma em países diferentes, daí surgiu a sociologia positivista (Émile Durkheim), filosofia e psicologia (Friedrich Herbart) e a filosofia de John Dewey.
2. Podemos entender que a pedagogia é muito importante para o conhecimento, e ela é focada no ensino infantil porque é onde as informações se tornam conhecimento com mais eficácia, e com auxílio de pesquisas epistemológicas, que é a teoria do conhecimento.
3. Sabendo que o elemento que deve usufruir da pedagogia é a criança. Tornou-se assim a criança uma das principais discussões e preocupações dos pensadores, mudando os sentimentos e cuidados dos adultos para com os pequenos, e alterando a metodologia de ensino.
4. O Trabalho que chegou no final do século XIX e no início do século XX colocou em conflito a pedagogia, colocando o trabalho como amigo e inimigo da pedagogia.
5. Várias ideias e dúvidas começaram a surgir na cabeça de grande parte dos pensadores, daí surgiu a “atividade” e o “trabalho propriamente dito”, onde o primeiro ficaria como pedagogia para os pobres e o segundo para os filhos dos menos pobres.
6. A Psicopedagogia do século XX se voltou contra as ideias de Herbart, acusada de “intelectualista” e muitos psicólogos advogaram que a criança só poderia aprender com atividade física.
7. Com base nas teorias de Dawin, foi se concluindo que a linguagem vem desde nossos antepassados, os primeiros homens, nossos ancestrais.
8. Pedagogia não é só passar o conteúdo da aula, “dar matéria”, é educar de fato, passando conhecimento para a criança de forma apreciativa.
O QUE É PEDAGOGIA
ANÁLISE À PEDAGOGIA
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Brasiliense, 2007.
Foram cinco séculos de estudos e pesquisas, até chegar na pedagogia de hoje.
A pedagogia