Fichamento Cirque du Soleil
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
LIDERANÇA E PROCESSOS DE GESTÃO
Cirque du Soleil
Rafael
Tutor: Prof. Cesar
Rio de Janeiro
2014
Estudo de Caso: LIDERANÇA E PROCESSOS DE GESTÃO
Cirque du Soleil
REFERÊNCIA:
DELONG, Thomas J.; VIJAYARAGHAVAN, Vineeta. Cirque du Soleil. Cambridge: Havard Business School, 2006.
No referido estudo de caso os autores abordam o surgimento, todo o processo de desenvolvimento, o alcance da solidez, estabilidade no mercado e, consequentemente, o sucesso da maior companhia circense do mundo. Este texto compreende aspectos como a história, o produto, a experiência dos artistas, o desafio, a experiência dos funcionários, a vida durante as turnês, a experiência dos clientes, a vida no escritório central e os problemas e planos do Cirque du Soleil.
O texto informa que os gestores responsáveis, desde o princípio, têm uma grande preocupação com o método de seleção e manutenção daqueles que são a mola propulsora da magia que contagia, as plateias que presenciam o espetáculo. Nele encontra-se a notoriedade de todo o esforço daqueles responsáveis em administrar essa companhia cheia de tantas pessoas criativas, mostrando assim, que não é fácil manter, constantemente, um material humano tão diferenciado, com aquele mesmo espírito original que sempre impulsionou a trupe. Da mesma forma é perceptível a confiança dos artistas no trabalho e no carisma nos seus gerentes.
Os autores mostram que o Cirque du Soleil, está incessantemente, atento à globalização tanto na escolha de funcionários, quanto no conteúdo, bem como no seu público e na diversidade de suas atividades comerciais. Eles relatam que com essa globalização, novos artistas, de diversas origens, com diferentes visões, chegam para fazer parte dessa família com a intenção de agregar mais conhecimento, no entanto, ao entrarem em cena, percebem que o que é agregado não é o