fichamento cirque
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Gilson De Souza Faria Junior
Trabalho da disciplina Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Tutor: Prof. NELSON ROQUE SCHNEIDER
Valença - RJ
2015
Estudo de Caso:
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Cirque du Soleil
REFERÊNCIA: DELONG, Thomas; VIJAYARAGHAVAN, Vineeta. Harvard Business School. 06 de Abril de 2006.
O Cirque du Soleil foi criado no Canadá no ano de 1984 por artistas de rua conhecido como “Le Club des Talons Hauts” que se apresentavam nas ruas de grandes metrópoles desse país, mas que tinham a vontade de fazer algo diferente e que emocionasse a plateia. O Cirque du Soleil só conseguiu decolar após três anos (em 1987), quando através de um empréstimo de 1,5 milhões de dólares canadenses que obteve do governo para a compra de equipamentos necessários para a turnê. O Cirque aventurou-se em apresentações na costa oeste dos Estados Unidos com estrondoso sucesso. Este êxito fez com que o espetáculo viajasse por diversas cidades da América do Norte.
Uma característica marcante do Cirque é o recrutamento de artistas de várias partes do mundo. Este trabalho deve-se pelo empenho da diretora de elenco Murielle Cantin, que muitas vezes viajava para mais de 20 países para conhecer artistas locais e realizar testes.
O Cirque du Soleil traz uma nova proposta de espetáculo sem animais; ele une beleza, graciosidade, boa música e artistas excelentes. Crescer, levar a alegria e a magia para todos os lugares, mas acima de tudo continuar fazendo tudo isso com muito amor e alegria, esses são alguns pontos que norteiam o Cirque Du Soleil, e também podem servir de justificativas para o sucesso dessa companhia.
Pode-se concluir que Guy Laliberté se transformou em um grande líder para o Cirque du Soleil, com sua resiliência em meio à crise vivida pelo mercado de entretenimento circense, conseguiu visionar um modo de superar as