fichamento clinica pronto atendimento
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Gilson De Souza Faria Junior
Trabalho da disciplina Gestão do Conhecimento
Tutor: Prof. BEATRIZ ACAMPORA E SILVA DE OLIVEIRA
Valença - RJ
2015
Estudo de Caso:
Gestão do Conhecimento
University Health Services: Clínica de Pronto Atendimento
REFERÊNCIA: MAISTER, David; DOYLE, Shauna; PIGNERI, Rocco. Harvard Business School 16 de Junho 2006.
O texto se refere a Kathryn Angell, que no ano de 1979, após receber o título de mestrado em Gestão e Política de Saúde, ela foi contratada para o cargo de Diretora Assistente do ambulatório do serviço de saúde da Harvard University.
Kathryn Angell em seu novo cargo, tinha o principal objetivo de reorganizar a Clínica de Pronto Atendimento. Angell era responsável pela organização dos serviços médicos, de suporte, pelo planejamento em geral. Ela tinha a missão de melhorar a prestação do serviço médico através da melhor coordenação e implementação de novos programas na Clínica.
Angell implementou na Clínica um programa de triagem, que funcionava da seguinte maneira: quando os pacientes chegavam na clínica, eles eram checados por um coordenador de triagem para determinar ali se o paciente seria tratado com uma enfermeira ou com um médico.
A Clínica oferecia instalações de cirurgia e emergência 24 horas, uma enfermaria para internados, quatro clínicas, serviços de tratamento mental, laboratório e raio-x e outros serviços especializados.
No sistema de triagem, o paciente fornecia informações de identificação em uma folha numerada no balcão de atendimento e esperava na sala de espera. Após isso a recepcionista solicitava o registro médico do paciente ao Departamento de Registros Médicos e isso demorava cerca de 9 minutos. Depois era checado os dados dos pacientes, que era feita em 5 minutos. Depois de aguardar a vez, o paciente era atendido por uma enfermeira que fazia o diagnóstico que demorava