USO DE AMINO CIDOS NA LAVOURA
O USO DE AMINOÁCIDOS NA AGRICULTURA
VALESCA DINIZ ANDRADE
IPORÁ – GO
2015
USO DE AMINOÁCIDOS NA AGRICULTURA
A Bioibérica S.A. é uma empresa farmacêutica cujo foco esta em utilizar aminoácidos para o melhoramento da lavoura. Ela utiliza um processo de separação de aminoácidos da proteína que não degrada os aminoácidos, fornecendo um grande número de aminoácidos livres para a utilização da planta para reforçar as funções naturais da planta.
Aminoácidos
Todos os seres vivos precisam de L-aminoácidos como unidades fundamentais de estruturação das proteínas, enzimas e outras substancias essenciais que tem funções estruturais, enzimáticas e hormonais nos seres vivos.
Se caracterizam por ter em sua molécula um grupo amino (-NH2) e um grupo ácido (-COOH) unidos a um mesmo carbono, denominado carbono alfa. A este carbono se encontram unidos também a um átomo de hidrogênio e um radical que é o que diferencia aos distintos aminoácidos.
Em função da posição que ocupam no espaço os 4 grupos unidos al carbono alfa, se distinguem dois tipos de isómeros denominados dextrogiros (D) y levogiros (L). Os aminoácidos que formam as proteínas, denominados aminoácidos proteicos, e a maioria dos que se encontram na natureza são sempre na forma L.
Ademais existem os aminoácidos não proteicos, que são aqueles que nunca formam parte das proteínas e se apresentam de forma livre ou combinada. E também os 20 proteicos que formam parte da proteína.
As plantas são capazes de sintetizar todos os dois tipos de aminoácidos, utilizando como fonte de nitrogênio a amônia e o nitrato que encontram no solo. Alguns aminoácidos contém enxofre, que a planta obtém do sulfato do solo.
As sínteses de aminoácidos requer um alto gasto energético da planta. Este gasto é especialmente importante nos momentos nos quais a fisiologia da planta não é boa, como ocorre nos casos de seca, calor, frio,