Resumo
Parte I – Aspectos da leitura
A leitura é um processo ativo, pois dispendemos energia para fazê-la. Podemos dividir a leitura em duas etapas: a primeira é a mecânica, ou seja, a captação do estímulo que o material impresso causa nos órgãos da visão. A segunda é a etapa mental, é aquela em que o cérebro percebe, compreende, assimila o estímulo percebido.
Não podemos aumentar nosso campo periférico, pois ele é limitado pela nossa própria anatomia, mas podemos treiná-lo para usufruir melhor de suas potencialidades.
A Etapa mental da leitura é dividida em duas partes:
Percepção
Não precisamos ler a palavra inteira, pois a sua raiz é comum a muitas palavras. Somos capazes de perceber ideias e figuras incompletas, mesmo sem entender uma parte do texto ou da palavra, conseguimos entender a ideia. Além disso, o conhecimento anterior do tema ajuda a entender melhor o texto, porém temos que ler os textos sem preconceitos.
Assimilação
A leitura não fragmentada ajuda na compreensão global, pois estimula e desenvolve o nosso senso de antecipação e expectativa, por isso não podemos ler palavra por palavra. Além disso, é muito importante que tenhamos o bom senso de variar o ritmo da leitura dependendo do tipo de assunto. O exercício da leitura implica entender, discutir, avaliar e aplicar o material retido.
Existem três dimensões da leitura dinâmica:
Passatempo: Leitura sem o objetivo de adquirir conhecimentos, como leitura de jornais, revistas.
Compreensão: Visa o aprendizado de novas informações, o leitor sabe menos que o autor.
Informação: Visa reflexão e aprofundamento no assunto, o leitor está no mesmo nível de conhecimento do autor.
Parte II - Leitura eficiente
Escolha um bom lugar para estudar, nem confortável ou desconfortável demais, escolha o mesmo lugar para estudar. Outra dica é fazer anotações nas páginas para salientar algo importante melhora o aproveitamento da leitura, mas evite sublinhar partes dos textos, se tiver que o fazer,