Farinhas
ADITIVOS & INGREDIENTES
FARINHAS: DE TRIGO,
DE OUTROS CEREAIS E
DE OUTRAS ORIGENS
42
A farinha é o ingrediente principal e fundamental para o pão, sem ela não é possível produzir-se pães. A qualidade, leveza, aspecto e sabor do pão irão depender fundamentalmente do tipo de farinha a ser utilizado.Também vai depender dela o valor nutricional do produto. A farinha mais comumente empregada é a de trigo branca. A farinha de trigo possui um sabor agradável e contém uma grande quantidade de uma proteína elástica chamada glúten que, devido a suas propriedades de elasticidade, consegue aprisionar o gás formado na massa do pão durante a fermentação. O glúten auxilia na produção uniforme de pães brancos, que crescem adequadamente.
Outras farinhas utilizadas são feitas de cevada,centeio,milho,arroz,aveia, soja ou batatas. Estas farinhas, particularmente a de soja, podem igualarse nutricionalmente a farinha de trigo, mas nenhuma consegue igualá-la na produção de pães fofos e de textura uniforme. Farinhas de trigo duro produzem um pão mais leve do que as de trigo mole, por serem mais ricas em glúten. Pães de centeio e trigo integral são suavizados com a adição de farinha de trigo branca.
FARINHAS
Arqueólogos descobriram na Ásia utensílios de pedra que eram usados para moer grão há mais de 75.000 anos atrás. Desenhos egípcios de milhares de anos descrevem ope rações combinadas de moagem e assado de pão que usavam métodos de produção em massa.
Por muitos séculos, a moagem do grão era uma tediosa operação manual. Moinhos rotativos, chama dos de pedras de moinhos, foram desenvolvidos no século 7 a.C., e pela primeira vez puderam ser usa dos animais para produzir a energia necessária. Inovações trouxeram a força dos ventos e da água aos moinhos, que aumentaram muito a quantia de grão que poderia ser processada por um único moinho.
Um moinho movido a água, com engrenagens e outras característi cas avançadas, foi restaurado em
Pompéia, na Itália.
O primeiro