A EVOLU O DA AGRONOMIA
A EVOLUÇÃO DA AGRONOMIA
CARLA FERREIRA APARECIDA
ELLEN FERNANDA BRITO DA COSTA
LUCAS JESUS DE PARANAÍBA
VALESCA DINIZ ANDRADE
IPORÁ – GO
2015
Sumário
1 Introdução 3
2 História da Agronomia 4
3 A criação do curso de Agronomia 6
4 Evolução da Agricultura no Brasil 8
5 Legislação Profissional 13
5.1 RESOLUÇÃO Nº 218, DE 29 JUN 1973 16
6 Considerações Finais 19
7 Referências Bibliográficas 20
1 Introdução
Há muitos séculos o homem vem utilizando o solo como um recuso essencial para se obter seu sustento. Manejar, utilizar, cuidar e construir sobre esse solo são algumas áreas de conhecimento do agrônomo.
Sua ampla gama de caminhos de conhecimento vem crescendo juntamente com a agricultura. Esta é uma profissão muito antiga, mas somente veio a ser regulamentada pela lei nº 5194 de 1966, ou seja ainda é uma profissão nova com muito a desenvolver.
Desta forma, abrangemos um pouco da história do curso e suas relações com a agricultura e sua regulamentação legal.
2 História da Agronomia
A ciência agronômica surgiu no Brasil, na segunda metade do século XIX, resultante da gradativa extinção da escravidão, do declínio da cana-de-açúcar no nordeste e da pecuária no sul.
A aristocracia agrária em processo de decadência, no nordeste devido ao deslocamento do eixo econômico do país para o sudeste, com a lavoura do café, pressionava continuamente o governo imperial, na busca de uma solução para o problema de mão-de-obra, comércio e competitividade de seus produtos agrícolas. Desta situação, nasceu em 1859 o Imperial Instituto Baiano de Agricultura, com o objetivo de desenvolver uma tecnologia capaz de substituir a mão-de-obra escrava e melhorar a produção das lavouras.
No ano de 1875, também na Bahia, foi fundada a primeira escola de Agronomia no Brasil, na comunidade de São Bento das Lages.
Esse curso está hoje integrado a