Fichamento Perfil da assistência farmaceutica
Estágio Modular II
Docente: Joslene Barreto
Discente: Danielle Mota
Fichamento do artigo
Perfil da assistência farmacêutica na atenção primaria do Sistema Único de Saúde.
Autores: Aílson da Luz Leira Pereira da Faculdade de Farmácia e Bioquímica de Juiz de Fora UFJF; Leonardo Régis Leira Pereira, Juliete Meiko Ueta e Osvaldo de Freitas da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto USP.
O artigo foi publicado na revista Ciência & Saúde coletiva, 13(sup); 611-617, 2008.
Esse artigo tem como objetivo a analise da assistência farmacêutica como parte integrante do sistema de atenção primaria à saúde, na qual o uso de medicamento está relacionado à qualidade do serviço de saúde.
Assistência farmacêutica como atenção primaria à saúde, atualmente, nas unidades básicas do SUS, restringe-se ao modo curativo, já que as atividades de orientação dos usuários tornam-se praticamente impossível devido à demanda.
A solução não será alcançada se o sistema de serviço de saúde se mantiver da forma que está. Pois a melhora não depende do serviço de saúde em si, mas sim de políticas sociais inclusivas que tem impacto direto nas condições da saúde da população.
De um modo geral um serviço de boa qualidade é o que cumpre os requisitos estabelecidos de acordo com os recursos dispostos, proporcionando o maior beneficio possível a população, causando o menor risco a saúde. Logo a qualidade da atenção a saúde é caracterizada pelo grau de competência do profissional, eficiência na utilização dos recursos, risco proporcionados aos pacientes, pela satisfação dos usuários.
Esses elementos so podem existir se forem usados de forma construtiva nas esferas: da estrutura, do processo, e resultados.
A tecnologia também tem um papel essencial na estrutura e no processo, levando a gerar melhores resultados.
A conferência mundial sobre atenção primaria à saúde, foi de importante desenvolvimento para a assistência farmacêutica no