Fichamento Caso Cirque Du Soleil
MBA EM Gestão Estratégica de Pessoas
Fichamento de Estudo de Caso
Robson Santana Bastos
Gestão do Conhecimento Tutor: Prof. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira
Vitória-ES
Março de 2015
Estudo de Caso : Cirque du Soleil
Gestão do Conhecimento
Cirque du Soleil
REFERÊNCIA:
DELONG J. Thomas ; VIJAYARAGHAVAN Vineeta. 06 Abril, 2006
O Cirque du Soleil foi criado no ano de 1984 por artistas de rua em Baie-Saint-Paul, uma pequena cidade próxima a Quebec, no canadá. O grupo de personagens andavam pelas ruas em cima de pernas de pau, dançando, fazendo malabarismos, tocando música e cuspindo fogo. Entre os primeiros membros do grupo estava Guy Laliberté que era ex músico e engolidor de fogo, que acabou por se tornar o fundador do Cirque du Soleil, tendo como sócio Daniel Gautier até 1998, quando Laliberté comprou a metade da solciedade de Gautier. Em 1984, 73 pessoas trabalhavam para o Cirque de Soleil e nesse mesmo ano a cidade de Quebec comemorava o 450º aniversário da descoberta do Canadá, onde Guy Laliberté apresentou a proposta de um espetáculo chamado Cirque du Soleil e desde então a companhia nunca mais parou.
Ao fundar o Cirque du Soleil, Guy Laliberté conseguiu criar uma organização altamente lucrativa em um mercado decadente, cujo baixo potencial de crescimento era ponto de destaque nas análises estratégicas tradicionais.
Mostrando-se atento ao mercado e a globalização, Laliberté em 1987 saiu do canadá pela primeira vez, quando através de um empréstimo de 1,5 milhões de dólares canadenses junto ao governo federal para compra de equipamentos necessários para a turnê, arriscou tudo indo para a Califórnia. Um possível fracasso nessa turnê faria com que nem o transporte de volta dos equipamentos fosse possível, porém todos os ingressos foram esgotados viabilizando outras viagens para os Estados Unidos.
Já em 1990 o Cirque