Caso Cirque Du Solei
MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS
Fichamento de Estudo de Caso
Michelle Calmon Senna
Trabalho da disciplina Liderança e Processos de Gestão Tutor: Prof. Cesar Augusto Lessa Pinheiro
Vila Velha
2014
Estudo de Caso :
LIDERANÇA E PROCESSOS DE GESTÃO
Cirque Du Soleil
REFERÊNCIA: Caso LACC # 405-P01é a versão traduzida para Português do caso # 9-403-006 da HARVARD BUSINESS SCHOOL.
Motivação, eficiência, incentivos, desafios deixando o trabalho ser mais interessante, não virar rotina, ser diferente oferecendo uma nova vida, é a proposta do Cirque du Soleil para os seus funcionários e assim visando o crescimento crescente da empresa.
Criada em 1984 por um grupo de artistas de rua, o Cirque du Soleil alcançou um nível de receita em 20 anos que outras empresas atingiram depois de 100 anos de atividades. Com espetáculos diferentes e cheio de magias o Cirque du Soleil mudou o modo de como os circos eram apresentados, sem animais, com muita tecnologia e mudando completamente o foco para o público adulto.
Esse prestígio ocorre devido a sua cultura organizacional. A empresa tem muitos artistas e funcionários de diversos países, juntando uma variedade de cultura, personalidades, criatividades, histórias e idéias diferentes.
É um desafio constante para quem administra e tem que atender as demandas do mercado e as constantes variações do consumidor final.
Tem que ter muita habilidade, e para o Cirque du Soleil o resultado desse sucesso está no potencial do funcionário. Por isso eles viajam mundo a fora atrás de talentos que possam ser agregados a cultura do Cirque e que tragam a sua experiência ou imaturidade, mas que tenham muita força de vontade, de aprender, crescer e compartilhar.
No caso discutido, a diretora do elenco do Cirque diz que “O Cirque ajuda os artistas a crescer e os artistas ajudam o Cirque a crescer” reunindo o bom