Cirque du Solei, fichamento de caso

852 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Gustavo Monasterio

Trabalho da disciplina Liderança e Processos de Gestão, Tutor: Prof. Cesar Augusto Lessa Pinheiro

Fortaleza
2014

Estudo de Caso :

Cirque du Soleil
Inspirando a imaginação

REFERÊNCIA: HARVARD BUSINESS SCHOOL, Cirque du Soleil Estudo de Caso Nº. 405-P01 (06 abr 2006)

O estudo de caso acima referenciado faz uma síntese da história, percalços e sucessos daquela que se tornou uma empresa mundialmente conhecida do ramo de entretenimento r que, com sua visão inovadora, construiu um novo paradigma para o espetáculo circense.

O Cirque du Soleil foi fundado no Canadá em meados dos anos oitenta por artistas que se apresentavam nas ruas de grandes metrópoles desse país, mas que tinham a vontade de fazer algo diferente e que emocionasse a plateia. O Cirque du Soleil só conseguiu decolar após três anos, quando aventurou-se em apresentações na costa oeste dos Estados Unidos com estrondoso sucesso. Este êxito fez com que o espetáculo viajasse por diversas cidades da América do Norte.

Hoje é mundialmente reconhecido e apresenta diversos espetáculos, cada um com turnê de três anos, simultaneamente em diversos países. Sua administração, que no princípio foi descentralizada e com escritórios locais para coordenar o espetáculo em três continentes, hoje tem sua administração centralizada no Canadá, pois essa foi a opção que se mostrou mais eficiente.

Seu espetáculo integra artistas circenses de diversas partes do globo, sob uma temática central, onde são apresentadas acrobacias e danças, adaptadas a um cenário inovador e a um determinado enredo. Com vistas à globalização, seja em relação aos artistas como ao público, os idealizadores criaram uma nova língua em que os personagens se comunicam durante o espetáculo. Essa língua, semelhante ao latim, apesar de

Relacionados