Fichamento Circo du Soleil
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Marcos Fumio Sato
Trabalho da disciplina Teoria do Desenvolvimento Organizacional Tutor: Prof. Aldyr Pereira Pires
Rio de Janeiro
2014
Estudo de Caso : Cirque du Soleil
TÍTULO: TEORIA DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Subtítulo: Cirque du Soleil
REFERÊNCIA: DELONG, Thomas J.; VIJAYARAGHAVAN Vineeta (2006). art. "Cirque du Soleil" in Harvard Business School (405-P01)
O estudo de caso do Cirque du Soleil é um exemplo de empreendimento organizacional bem sucedido.
Baseado nos conteúdos estudados e relacionados ao estudo de caso do Cirque du Soleil podemos destacar as principais ações que levaram Guy Laliberté ao sucesso que o Cirque é hoje.
O conhecimento do negócio e a coragem foram fundamentais para que Laliberté tivesse êxito em seu empreendimento, na escolha de funcionários e na criação dos espetáculos. Em 1987, ele assumiu grande risco obtendo empréstimo do governo federal para compra de equipamentos na apresentação em Los Angeles, onde lá só receberia uma porcentagem da bilheteria, e se o evento não tivesse um grande público, o Cirque acabaria por lá, mas por sorte o evento foi um sucesso, onde se mostrou um grande empreendedor. Após isso, o Cirque foi diversificando suas atividades, começando a desenvolver um conceito de complexos de entretenimento, em uma época que os tradicionais circos já não tinham uma grande lucratividade. Laliberté conseguiu reinventar o circo, com uma nova concepção de espetáculo circense, com o objetivo de cativar o público adulto. Resumindo esse parágrafo, dá-se uma ideia de como Laliberté foi empreendedor com visão para o negócio, desenvolvendo seu projeto e tornando-o lucrativo e valorizado.
A política do Cirque sempre foi estimular o empreendedorismo interno, deixando florir as ideias e habilidades de seus colaboradores, e que sempre surpreendeu aos