Ferramentas e Potencialidades Educativas das Ferramentas Web 2.0
A web foi desenvolvida inicialmente para ser um repositório do conhecimento humano, que permitiria que colaboradores em locais distintos do mundo partilhassem as suas ideias e todos os aspetos de um projeto comum. Superou qualquer expectativa e a cada dia, vem evoluindo e aumentando ainda mais sua teia. Apresentando um “mundo novo”: cheio de imagens, cores, movimentos, sons e principalmente informações. Este repositor de conteúdo tomou corpo e todo mundo voltou suas atenções para a “grande teia mundial”. Ela foi aumentado, entrando em nossas casas, nas nossas vidas e hoje não podemos mais viver sem ela. Revolucionou as formas de comunicação, oferta de informações e de serviços. Hoje temos o mundo ao alcance de nossas mãos.
Desenvolvedores de aplicações criaram ferramentas que possibilitaram a “todos” postarem conteúdo sem a necessidade de ter profundo conhecimento técnico da linguagem web e de programação.
Surgiram sites e ferramentas de comunicação como: O Hi5, o MySpace, RSS, o Linkedin, o Facebook, O
Orkut, o Ning, O Youtube, o Napster, o MSN, o Google Talk, entre outros, que facilitam e, de certo modo, estimulam o processo de interação social e de aprendizagem.
Surge a WEB 2.0 e passa a ser encarada como uma plataforma, na qual tudo está facilmente acessível. A facilidade em publicar conteúdos e em comentar os “posts” fez com que as redes sociais se desenvolvessem online. Postar e comentar passaram a ser duas realidades complementares, que muito têm contribuído para desenvolver o espírito crítico e para aumentar o nível de interação social online.
Essas plataformas interativas permitiram a criação de comunidades virtuais, onde pessoas com interesses comuns interagem e trocam informações. A EAD que já existia utilizando recursos mais tradicionais como a correspondência por carta, os livros online, a TV, o CD passa a utilizar a internet, disponibilizando o conteúdo de seus