feedback
Gestão ambiental e estratégia empresarial: um estudo em uma empresa de cosméticos no Brasil
Environmental management and business strategy: a study in a cosmetic company in Brazil
Sandra Mara Schiavi Bánkuti¹
Ferenc Istvan Bánkuti²
Resumo: Dentro do atual contexto competitivo, caracterizado pelo processo de globalização e por avanços tecnológicos acelerados, criam-se ambientes altamente dinâmicos, com destaque para a flexibilidade estratégica, a perspectiva global, a inteligência competitiva e a inovação. Considerando o conceito de ecoinovação, questões relativas ao meio ambiente têm tido destaque no meio concorrencial. O objetivo proposto neste trabalho é identificar e analisar ações ambientais estratégicas implantadas por empresa de capital nacional atuante no setor de cosméticos. Para tanto, foram utilizadas informações secundárias e dados primários coletados junto à empresa. Os resultados do trabalho indicaram forte alinhamento estratégico e melhorias ambientais, associados à interação entre gestão ambiental e inovações de produto, de processo, de marketing e organizacional. Percebeu-se iniciativa da alta gerência na condução dos procedimentos ambientais e a necessidade de coordenação com agentes da cadeia de suprimentos.
As principais dificuldades para melhorias ambientais estão associadas à necessidade de elevados investimentos para desenvolvimento de produtos e melhorias de processo, assim como a limitações de conhecimento técnico e científico. Por fim, destaca-se a importância da interação entre agentes internos e externos para a condução de melhorias ambientais.
Palavras-chave: Gestão ambiental estratégica. Setor de cosméticos. Competitividade.
Abstract: Within the current competitive scenario, characterized by globalization and technological advances, extremely dynamic environments emerge with emphasis on flexible strategies, global perspective, competitive intelligence, and