proteinas
Neste trabalho estaremos abordando assuntos sobre o composto orgânico mais abundante em nosso corpo juntamente com a água a proteína, iremos abordar assuntos desde o conceito até sua forma de consumo.
A proteína é uma macromolécula formada por um encadeamento de aminoácidos e que desempenham um papel muito importante em nosso organismo, pois fornecem material para a construção e manutenção de todos órgãos e tecidos, participam também da formação de hormônios, enzimas e anticorpos.
As proteínas são encontradas principalmente nas carnes, ovos, laticínios e leguminosas. Como cada alimento possui particulares tipos de aminoácidos, é fundamental que o indivíduo tenha uma alimentação balanceada para que ocorra a ingestão de diferentes tipos de proteínas.
Conceitos
A proteína é uma macromolécula formada por pequenas moléculas de aminoácidos tanto essenciais como não essenciais. São as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células e perfazem 50% ou mais de seu peso seco. São encontradas em todas as partes de todas as células, uma vez que são fundamentais sob todos os aspectos da estrutura e função celulares. Existem muitas espécies diferentes de proteínas, cada uma especializada para uma função biológica diversa. Além disso, a maior parte da informação genética é expressa pelas proteínas.
A palavra “proteína” vem do grego “proteíos”, que significa “que tem a prioridade”. Essa palavra tem um real sentido são compostos orgânicos com uma estrutura complexa, resultantes da união de inúmeros aminoácidos.
As proteínas são formadas por segmentos de DNA e RNA do próprio indivíduo. Sua síntese ocorre através da condensação de um grande número de moléculas de alfa-aminoácidos por meio de ligações denominadas ligações peptídicas.
Fontes proteicas
Podem ser de origem vegetal, animal ou suplementação como Whey Protein
Vegetal: consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos