Proteínas
No âmbito da disciplina de Nutrição e Higiéne Alimentar , foi-nos proposto fazer um trabalho sobre diferentes tipos de alimentação , a roda dos alimentos , proteínas , hidratos de carbono , lípidos , vitaminas , sais minerais , fibras alimentares e água . Perante as diferentes escolhas , tomei a liberdade de escolher as proteínas . Ao longo do trabalho falarei da estrutura das proteínas , das suas funções fisiológicas , das suas propriedades e falarei também das protéinas no que toca a nutrição .
As proteínas são fundamentais para o Homem pois cumprem papéis importantes : ao nível da constituição celular e dos tecidos – pele , músculos , ossos e sangue - , a nível metabólico - as enzimas são proteínas - , ao nível do sistema imunitário - os anticorpos são proteínas - e ao nível da autorregulação do funcionamento de vários sistemas - as hormonas são proteínas . Este nutriente é por isso indispensável para o crescimento , desenvolvimento , reparação e funcionamento do nosso organismo .
1. A estrutura das proteínas
As protéinas podem ser postas em quatro níveis estruturais . Uma sequência linear de aminoácidos , que forma uma cadeia polipeptídica , constituí a estrutura primária da proteína . Esta estrutura é o esqueleto da molécula da proteína .
2.1 Aminoácidos e ligações peptídicas
2.2.1 Aminoácidos
Os constituintes das proteínas são moléculas que têm o nome de aminoácidos . Existem 20 aminoácidos importantes , todos têm dois grupos funcionais : un grupo amina (—NH2) e um grupo ácido orgânico (—COOH) . Um aminoácido pode , portanto , reagir como uma base ou como um ácido.
Todos os aminoácidos são idênticos a não ser o terceiro grupo chamado radical R . Cada aminoácido tem a sua composição química , assim como a sua acidez ou a sua alcalinidade relativa às particularidades do arranjo dos átomos do seu grupo R (fig. 1)
Fig. 1 Estrutura de um aminoácido
Classificação dos