Ciência política
1)O que dizem as diversas abordagens sobre Ciência Política? Evidencie e as conceitue.
R: Política descritiva, analisadas empiricamente da realidade da política, sendo fundamental par diferenciar as teorias normativas. A teoria política tenta compreender e explicar a realidade considerando insuficiente a mera descrição da realidade tal como é. E na política comparada, sendo fundamental para comparar as realidades políticas das sociedades.
2)Conceitue as diversas visões de sociedade, do ponto de vista organicista e mecanicista, bem como apontando seus principais representantes.
R: No ponto de vista Organicista a sociedade é o conjunto de relações mediante as quais vários indivíduos vivem e atua solidariamente em ordem a forma uma entidade nova e superior, sendo o homem um ser político, não podendo viver fora da sociedade. E no Mecanicista a sociedade é o grupo derivado de um acordo de vontades, de membros que buscam interesse comum impossível de obter-se pelos esforços isolados dos indivíduos, dizendo que a sociedade é mera soma de partes.
3)Estabeleça as diferenças entre sociedade e comunidade.
R: A Sociedade é a ação conjunta e racional dos indivíduos no seio da ordem jurídica e econômica, nela “os homens, a despeito de todo o laço, permanecem separados”, e a Comunidade implica a existência de formas de vida e organização social, na qual é dotada de caráter irracional, primitivo, munida e fortalecida de solidariedade inconsciente, feitas de afeto, simpatias e laços de dependência direta entre o “individual” e o “social”. Sendo assim a Comunidade é matéria e substância e a Sociedade é forma e ordem.
4)Estabeleça as diferenças entre Sociedade e Estado.
R: A diferença é que a Sociedade desenvolve conflitos de interesses reinantes só se pode recolher a vontade de todos, e o Estado se exprime em uma vontade geral, a única autêntica, tirada diretamente da relação indivíduo-Estado.
5)Estabeleça o conceito de Estado de acordo com os prismas