Feedback
A comunicação em si, não apresenta um fluxo de mão única, para que tenha sucesso, pois é preciso que o fluxo comunicacional não siga apenas no sentido do emissor até o receptor. Por isso a comunicação só se completa quando ocorre o feedback, o retorno do receptor para o emissor, porque sem o feedback o emissor não tem como ver se a mensagem que enviou foi entendida pelo receptor, (o feedback significa o retorno da informação).
O feedback é fundamental para a comunicação, mas na prática as pessoas não tem o hábito de usa - lo. Para um melhor entendimento, é fundamental que o emissor e o receptor saibam o momento exato de falar, e também entendam que é preciso ouvir o que o outro tem a dizer. Muitas brigas familiares ocorre pela falta de feedback.
O importante do feedback, é saber ouvir o que o outro tem a dizer. A comunicação é basicamente subjetiva e o feedback fundamental para o entendimento, pois fica mais fácil de compreender porque muitas vezes a comunicação falha na tentativa de tentar substituir o feedback por mecanismos eletrônicos de comunicação, por exemplo, internet, redes socias, videoconferência, e-mail, telefone, jornais internos, avisos sonoros, etc.
As pessoas geralmente tem uma certa dificuldade para dar e receber o feedback, pois considerando as relações interpessoais existentes nas empresas, admite - se que no interior delas tem uma grande concorrência entre os funcionários, e um dos grandes problemas de se receber um feedback é a dificuldade que temos certas vezes de admitir as próprias falhas. O feedback também é utilizado para reduzir os ruídos num processo de