Resumo módulo 1 - matéria: gestão de pessoas (fgv)
1.1 Introdução
1.2 O que é Motivação?
Motivação é uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa; é um motivo para a ação. Ela nos é absolutamente intrínseca, isto é, está dentro de nós, nasce de nossas necessidades interiores e é construída e reconstituída no contexto atual.
1.2.1 Motivação e Estimulo
Porque a motivação é intrínseca, também não podemos dizer que motivamos os outros a isto ou aquilo. Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos ou não. Tudo o que os outros de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação.
1.2.2 Necessidade de Compreensão de Diferenças
Compreender as diferenças é exigência que se impõe.
1.2.3 Conteúdos Psicológicos
Freud diria que nossos conteúdos psicológicos – diferentes de uma pessoa para a outra – que nos encaminham em determinada direção, embora tais conteúdos possam servir-se de fatores externos. Isso ocorre porque as pessoas tem valores diferentes, necessidades diferentes, interesses diferentes, organização familiar diferente..., enfim, uma historia de vida diferente que condiciona as suas motivações.
1.3 Teorias Sobre a Motivação
1.3.1 Teoria de Maslow
Abraham Maslow, na década de 50 do século passado, desenvolveu uma teoria tomando como eixo a questão das necessidades humanas.
Primárias: São as fisiológicas (fome, sede, sono, sexo - sobrevivência) e as de segurança (salario, casa própria, aposentadoria, emprego – proteção).
Secundarias: São as afetivo-sociais (desejo de amar e ser amado, pertencer a um grupo), as de estima e prestigio (autoestima, desejo de ser reconhecido) e as de autorrealização (tarefas desafiadoras), estas ultimas constituindo o topo da hierarquia.
1.3.2 Teoria de Herzberg
Frederick Herzberg, na década de 60 do século passado, focalizou a questão da satisfação para formular sua teoria.
Fatores Higiênicos: Localizam-se no ambiente de trabalho. Nesta categoria estão elencados salários, benefícios sociais,