MEMORIAIS DE JUSSARA 2015
Relações Interpessoais: abordagem psicológica, tivemos oportunidade de estudar sobre o importante papel da psicologia na educação, pois é indispensável ferramenta no cotidiano escolar.
Vimos várias teorias sobre a psicologia e seus principais autores como: Wallon, Piaget, Freud e Vigotski e como essas teorias influenciaram e influenciam nossas vidas.
Foram abordados assuntos relacionados sobre os estágios de desenvolvimento humano, características principais, de como ocorre o desenvolvimento e aprendizagem e ainda aspectos relevantes sobre personalidade.
Tratamos ainda de temas transversais como: disciplina e motivação, mudança dos costumes no decurso do tempo, gênero sexual nas relações escolares, da formação dos grupos ou tribos entre os adolescentes e finalizando o módulo foi tratado do contexto social, das influências de fatores externos sobre a educação na escola, o papel da mídia na aprendizagem e ainda sobre a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais na escola e na sociedade e ainda sobre a importância das relações interpessoais para o bom desenvolvimento escolar.
É através da psicologia que avaliamos nosso comportamento e aprendemos a nos corrigir de nossos erros e aperfeiçoar nossos conhecimentos e acertos, é com a psicologia vamos poder a compreender melhor algumas atitudes dos alunos ou mesmo de algum colega de trabalho. As concepções e as tendências teóricas têm como objetivo de proporcionar uma visão do desenvolvimento das pessoas e assim levar em conta tudo isso quando estiver no seu trabalho, para Vigotski o aprendizado e o desenvolvimento estão inter-relacionados desde quando a criança nasce. A natureza da criança não existe e tudo o que nós vamos ensinando para uma criança ela com certeza vão aprender e sua personalidade é um processo de transformação assim o educador em sua formação como profissional de educação deve passar por experiências que aumente