Exercicio six sigma
A fabricação de aquecedores para carros na oficina de linha de montagem geralmente funciona facilmente, mesmo nesta época do ano, que é de máxima produção. A operação segue o ritmo da correia transportadora, é bem projetada e envolve pouco trabalho quanto à margem de tolerância.
Os três aquecedores, Super, Normal e Econômico, fabricados no departamento, são montados de forma contínua em duas linhas separadas. O processo básico compreende a limpeza das partes, várias operações de montagem, a pintura e a inspeção. As peças e subconjuntos entram na linha principal de montagem nos pontos em que são montados no aquecedor. As peças estão armazenadas em pequenas caixas colocadas ao longo da linha. Os carregadores têm a tarefa de ir buscar as peças lavadas e colocá-las nas caixas.
Os três modelos dos aquecedores são muito semelhantes em desenho, técnica e tamanho. Praticamente, como líderes da qualidade, não tem tido concorrência nos carros de similares níveis de preço em que os diferentes modelos são instalados. São executadas muitas operações para manter esta margem de qualidade. Todas as peças são lavadas e limpas meticulosamente para assegurar a qualidade e uniformidade da pintura especial de acabamento. A produção é cuidadosamente regulada e controlada, sendo o modelo Super atualmente produzido à razão de 35 por hora, o Normal a 65 e o Econômico a 115. Além disso, antes da montagem as peças do modelo Super são pintadas para melhor cobertura e uniformidade. Todos os aquecedores passam por uma estrita prova e inspeção finais. As normas de Controle de Qualidade são muito elevadas; no entanto, alguns aquecedores são normalmente rejeitados (1 e 1/2%).
As operações de montagem são muito similares nos três modelos. Estão altamente sistematizadas e são executadas por operadoras de montagem. O corpo principal do aquecedor passa por tanques de lavagem para a correia transportadora no início da linha. No primeiro posto da linha, o