Análise de produto cultural: cerveja nova skin
CURSO: JORNALISMO
DISCIPLINA: CULTURA DA MÍDIA
PROFESSOR (A): LIGIA SALES
ANÁLISE DE PRODUTO CULTURAL: CERVEJA NOVA SKIN
FÁTIMA GABRIELA LIMA MAC DOWELL
MATRICULA: 2011.01.208597
FORTALEZA/SETEMBRO/2012 1. Introdução
Este trabalho a ser apresentado consiste na analise das propagandas da cerveja Nova Skin como produtos culturais. Usarei como base os estudos e as análises de Douglas Kellner e outros pesquisadores, que fazem uso da história e das teorias da sociedade e da comunicação. Essa dissertação propõe mostrar uma visão diferente quanto a esse produto cultural da massa contemporânea.
Os comerciais da cerveja Nova Skin tornaram-se um produto cultural da mídia, que está inserida na lógica mercadológica capitalista, mas cujo conteúdo, apesar do caráter de entretenimento, muitas vezes apresentam um teor discriminatório e machista.
O trabalho busca mostrar os valores, significados e mensagens produzidos pelas propagandas desse produto e vinculado na mídia. E também, induzir o telespectador a uma reflexão crítica e não apenas ao entretenimento e a conformação social.
2. Contexto histórico
Como já foram citadas, as propagandas da Cerveja Nova Skin são produtos culturais de massa. De acordo com Douglas Kellner em seu livro A Cultura da Mídia: “... na maioria dos países capitalistas, a mídia veicula uma forma comercial de cultura, produzida por lucro e divulgada a maneira de mercadoria. A comercialização e a transformação da cultura em mercadoria trazem muitas conseqüências importantes. Em primeiro lugar a produção com vistas ao lucro significa que os executivos da indústria cultural tentam produzir coisas populares e que vendam”
Dessa forma, produtos culturais de massas, devem ser compreendidos como produtos que foram desenvolvidos para o mercado consumidor, ou seja, obedecem a certas exigências e padrões que estão em função dos movimentos do mercado capitalista. Esses produtos são destinados,