Pesquisa de Mercado - Mulheres e o Mercado Cervejeiro
Tema: Mercado de Cervejas.
Delimitação do tema: O público consumidor feminino e a marca de cerveja Nova Schin.
Justificativa:
O processo de fermentação foi descoberto há cerca de dez mil anos, assim surgiram em pequenas escalas, as primeiras bebidas alcoólicas. Inicialmente a cerveja era produzida por padeiros, que era justificado pelos ingredientes usados: grãos de cereais e leveduras. Evidências confirmam que a prática da cervejaria tenha se originado na Mesopotâmia. Os primeiros registros da fabricação de cerveja tem 6 mil anos na Suméria.
A cerveja produzida naquela época era bem diferente da de hoje em dia. Mas a base do produto, a cevada fermentada, era a mesma. A expansão definitiva da cerveja se deu com o Império Romano, que se encarregou de levá-la para todos os cantos onde ainda não era conhecida.
Na Idade Média, os conventos assumiram a fabricação da cerveja que, até então, era uma atividade familiar, como cozer o pão ou fiar o linho. O monopólio da fabricação da cerveja até por volta do século XI continuou com os conventos que desempenhavam relevante papel social e cultural, acolhendo os peregrinos de outras regiões. Por isso, todo monastério dispunha de um albergue e de uma cervejaria.
Com o aumento do consumo da bebida, os artesãos das cidades começaram também a produzir cerveja, o que levou os poderes de públicos a se preocupar com o hábito de se beber cerveja. A partir do séc. XII pequenas fábricas foram surgindo nas cidades europeias e com uma técnica mais aperfeiçoada, os cervejeiros já sabiam que a água tinha um papel determinante na qualidade da cerveja. Assim a escolha da localização da fábrica era feita em função da proximidade de fontes de água muito boa.
Em 1836, surgiu a primeira notícia sobre a fabricação de cerveja no Brasil. Esse anúncio, publicado no Jornal do Commercio do Rio de Janeiro. Em 1846, Georg Heinrich Ritter