mega bonus
Saiba o que fazer para salvar a sua relação. Dar uma segunda chance pode ser o caminho para a felicidade
Por Paula Aftimus
Foto: Dreamstime
1. Resolvam juntos os problemas
Apesar dos seus esforços, a relação só terá chances se ambos desejarem resgatá-la. "A primeira atitude do casal deve ser entender o que aconteceu. Caso contrário, as mesmas brigas voltarão", diz o psicólogo paulista Ricardo Maluf. Nessa etapa, é importante cada um encontrar sua parcela de responsabilidade e, acredite, ambos as têm. Depois, liste objetivos para a relação. "O maior erro nessa fase é dizer 'você arruma isso que eu lido com aquilo'. Os problemas precisam ser resolvidos a dois."
E lembre-se: se queremos ver mudanças, temos que começar por nós mesmas, dar o primeiro passo.
2. Seja a melhor amiga dele
Reflita sobre as características de uma amiga ideal e procure sê-la para seu parceiro. Festeje as conquistas dele, seja compreensiva nas horas difíceis, duplamente forte quando ele precisar de ajuda, apóie os sonhos do gato. Reforce a cumplicidade do casal, crie sinais que só vocês entendam (ex: uma piscadela para indicar que os cabelos dele estão despenteados). Deixe-o perceber que a tem como aliada, podendo sempre contar com você. Não é à toa que a Bíblia diz que a mulher sábia edifica a sua casa (Provérbios 14:1).
Foto: Dreamstime
3. Não descarregue nele suas frustrações
Seu companheiro não é o culpado pelas três horas que você ficou presa no trânsito e muito menos por aquela cólica de fazer chorar. Não transforme o fato de ele gostar de você em justificativa para o rapaz ter de tolerar eventuais hostilidades. Está estressada? Converse a respeito. Diga precisar de colo e inverta uma situação negativa em um momento de cumplicidade e amor.
4. Espere sempre o final das frases
"Os seres humanos pensam muito mais depressa do que falam", diz Richard Carlson, no guia Não Faça Tempestade Para Casais (Ed. Rocco - R$ 27,50). Isso significa que,