A Relevância da Controladoria nas Organizações
Altamiro Gonçalves Dionizio
Ciências Contábeis – 8º Período
A controladoria tem aumentado sua relevância nas organizações gradativamente. Com a globalização e consequente avanço tecnológico, a necessidade em se tomar decisões no âmbito econômico e financeiro das organizações em tempo real, tem aumentado; fato que tem exigido uma aprimoramento continuo desta ciência.
Por outro lado, uma gama cada vez maior de informações que provocam impacto na gestão empresarial, tem exigido da controladoria uma adaptação no sentido de superar o superar o desafio de produzir informações considerando um maior leque de variáveis, com maior acurácia e em tempo real.
Nesse sentido, o objetivo desde artigo é demonstrar a evolução do papel da controladoria e da sua relevância na gestão das organizações, assim como sua interdependência para com os diversos setores da organização.
1.Conceitos básicos
Segundo Mosimam e Fish (1999), a controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos referentes á gestão econômica, que pode ser visualizada sob dois enfoques; a saber:
•Órgão administrativo com missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa; e
•Área do conhecimento humano com fundamentos, conceitos, princípios e métodos oriundos de outras ciências.
Para Brandt (2007), a controladoria pode ser definida como segmento da como segmento da contabilidade ou ramo da administração, a depender do enfoque dado pelos contadores e gestores responsáveis pelo suprimento de informações aos tomadores de decisão.
Para Johnson e Filho:
A controladoria, apoiada em informações contábeis e numa visão multidisciplinar, é o ramo do conhecimento responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informação e modelos de gestão das organizações, que supram adequadamente as necessidades informativas dos gestores e os conduzam durante o