Direitos e deveres do trabalhador
TEMA: DIREITOS E DEVERES DO TRABALHADOR
ALUNO: Renan Fernando Alves de Lima
Fonte: http://pt.slideshare.net/fillipelobo/direitos-e-deveres-do-trabalhador
,28/03/2014; 00:34h
Direitos e deveres do trabalhador
A revolução das relações trabalhistas
Com a Revolução da Inglaterra iniciada no século XVIII, e se expandiu-se para todo o mundo a partir do século XIX, sendo assim alterando ad relações sociais e econômicas no meio urbano e as condições dos trabalhadores.
Como naquele período as condições de trabalhos eram consideradas péssimas as maquinas eram experimentais assim ocasionado vários acidentes de trabalho o que era comum para o período. Com essas condições e acidentes aumentando começaram as primeiras manifestações para a melhora no ambiente de trabalho.
No ano de 1881 o chanceler alemão Otto von Bismarck criou a legislação social voltada para a segurança do trabalho.
Apontada com a primeira lei trabalhista, o Moral and Health Act (1802) a lei fixava a hora de trabalho infantil para 12h e proibia o trabalho noturno.
Constituição do México (1917) e Constituições Europeias (1919)
Jornada de 8h;
Trabalho da mulher e do menor;
Férias remuneradas;
Proteção do direito da maternidade; As primeiras normas trabalhistas começaram a surgir a partir dos últimos anos do século XIX, com isso surgiu a Confederação Brasileira do Trabalho - CBT (1912). A constituição do ano de 1934 foi a primeira a tratar dos direitos dos trabalhadores no Brasil, com a necessidade de reunir a normas trabalhistas em um único código se abre o espaço para a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT (1934).
A CLT e a nossa principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do Trabalho e ao Direito Processual do Trabalho. A CLT foi constituída no dia 1° de Maio de 1934 na época sancionada pelo presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista existente no Brasil. A CLT surgiu após a criação da Justiça