Propaganda e liberdade
Publicidade e Liberdade
RESUMO
O presente trabalho trata da publicidade infantil e da liberdade de escolha em anúncios que subentendem a persuasão a esse público. No cenário atual, nota-se o crescente interesse das empresas e agências de publicidade em investir cada vez mais nesse público, tornando esse mercado um grande alvo para vender cada vez mais seus produtos, já que essas crianças além de serem influenciadores de compra, tendem a ser fiéis as marcas. Para isso, a publicidade se utiliza de certos artifícios para conquistar o público, tais como: músicas, animais, cores e personagens de programas infantis. Neste trabalho vamos levantar diferentes situações envolvendo o meio publicitário: a proibição da propaganda infantil, analisando comerciais através do ponto de vista ético, tanto para o público infantil, como exemplos de comerciais de liberdade também para o público adulto.
PALAVRAS-CHAVES: Publicidade; Liberdade; Infantil; Propaganda.
Publicidade e infância
Publicidade é uma atividade voltada para difusão de idéias, onde todas as nossas atividades se beneficiam com o uso da publicidade que funciona através da atenção, memorização e persuasão.
O autor Gilmar Santos diz que “publicidade é todo o projeto de planejamento, criação, produção, veiculação e avaliação de anúncios pagos”. Nessa mesma linha de raciocínio, as mensagens têm a finalidade de persuadir o público a praticar uma ação específica, como por exemplo: comprar certo produto, abrir uma conta em algum banco.
Algumas campanhas publicitárias são mais eficazes que outras. Há propagandas que se adéquam melhor a determinados produtos, isso porque cada um tem que ser único em sua categoria mesmo que existam vários outros da mesma linha. A publicidade busca extrair aquilo que mais vai se sobressair no mercado. Não só em produtos, mas também em serviços.
O ponto forte da publicidade é que ela chega a uma grande quantidade de pessoas podendo-se construir a imagem, a