Leitura e escrita
CURSO: METODOLOGIA DE ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA
DANIEL LEITE DA SILVA
LEITURA E ESCRITA
VÁRZEA DO POÇO
2011
DANIEL LEITE DA SILVA
LEITURA E ESCRITA
Trabalho apresentado à Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ, como instrumento de avaliação curricular da disciplina de Prática docente – E. Lig. Portuguesa, do curso de - Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa.
Orientadora: Profª Sidnei Oliveira
VÁRZEA DO POÇO
2011
A finalidade desse artigo é a leitura e a escrita, esquadrinhando compreender de que forma pode auxiliar servindo como base à aquisição da escrita. Assim, busca-se por meio deste trabalho reconhecer a acuidade da formação do hábito de leitura como auxiliador do processo de obtenção da escrita.
Ao longo dos anos, a educação preocupa-se em contribuir para a formação de um indivíduo crítico, responsável e atuante na sociedade. Isso porque se vive em uma sociedade onde as trocas sociais acontecem rapidamente, seja através da leitura, da escrita, da linguagem oral ou visual. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita. Nesse contexto, é importante compreender de que forma o hábito de leitura pode ampliar o vocabulário e familiarizar a criança com as palavras, auxiliando, assim, no desenvolvimento da escrita.
É irrefutável que para escrever bem, deve-se ler bem, ao saber que a leitura ocupa um espaço importante não só no ensino da língua portuguesa, mas também no de todas as disciplinas que têm como finalidade a transmissão de cultura e de valores. O ato de ler é um processo de descoberta, dirigido pelos olhos do escritor, pois leva o leitor a esferas mais amplas e profundas de percepção.
De forma geral a leitura gera conhecimentos, propõe atitudes e analisa valores, estimulando os modos de perceber e sentir a vida por parte do leitor.
Este artigo explana sobre