Metologia Six Sigma
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÂO
PRODUTIVIDADE INDUSTRIAL
PESQUISA: METODOLOGIA SEIS SIGMA - 6 σ
Sorocaba / SP
2013
Sumário:
1. Introdução:
Sigma é uma letra grega, usada na estatística matemática para representar o desvio padrão de uma distribuição. O desvio padrão quantifica a quantidade de variabilidade ou não uniformidade existente em um processo. Estatisticamente, quanto maior for o valor que sigma representa, maior será a variabilidade de um processo.
Para a metodologia Seis Sigma quanto maior o número (quantidade) de Sigmas, menor a variabilidade do processo.
A descrição de vários casos bem sucedidos sobre os resultados dos investimentos no Seis Sigma (CORONADO; ANTONY, 2002) despertou o interesse sobre o assunto nas organizações dos diversos setores industriais pelo fato de possibilitar não apenas a melhoria da qualidade de produtos, serviços e processos, como também por possibilitar um incremento significativo no desempenho organizacional, na mudança de cultura e no aumento do capital humano.
Frente à necessidade crescente de buscar a diminuição dos custos de produção, a eliminação de desperdícios e a redução da variabilidade nos processos críticos para o negócio, o pensamento estatístico e os métodos estatísticos passaram a ser valorizados como meios vitais para atingir os objetivos estratégicos de algumas organizações, tendo o alinhamento estratégico como catalisador.
Ao longo da última década, o Seis Sigma veio se consolidando como uma abordagem abrangente que está alinhada à implementação de estratégias que promovem a melhoria do desempenho do negócio, aumentando o potencial competitivo e impulsionando as ações estratégicas e gerenciais que: (a) priorizem a melhoria contínua do nível de qualidade de produtos e/ou serviços; (b) incrementem a capacidade de inovação, mesmo diante da dificuldade de estabelecer vantagens