A DINÂMICA DE MISSÕES
A DINÂMICA DE MISSÕES
Dinâmica Missionária e o Espírito Santo
Resumo do capítulo 8 do livro
TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÕES
Por
Clério Alves de Paula Júnior - 6º Período
Trabalho acadêmico apresentado ao Professor Pastor Caros Rubens da Cadeira de Teologia de Missões do Curso de Bacharel em Teologia do Seminário Teológico Batista de Itaperuna.
Itaperuna
2013
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DE ITAPERUNA
Curso: Bacharel em Teologia
A DINÂMICA DE MISSÕES
Dinâmica Missionária e o Espírito Santo
Resumo do capítulo 8 do livro
TEOLOGIA BÍBLICA DE MISSÕES
Elaborado por: Clério Alves de Paula Júnior - 6º Período
Aluno
Professor
_____________
Grau
___/___/______
Data
A DINÂMICA DE MISSÕES – Dinâmica Missionária e o Espírito Santo
O Espírito Santo sempre existiu, nunca houve um tempo em que Ele não estivesse presente no mundo – Ele é o Deus que está aqui. Mas o Pentecoste ocorre como um evento único e histórico, onde o Espírito Santo não surge simplesmente, mas é enviado oficialmente pelo Pai e pelo Filho para executar concretizar o propósito de Deus neste mundo de tornar realidade a salvação em Cristo Jesus na vida dos homens.
Apesar de ser um evento único e histórico, o Pentecostes traz consequências duradouras, dinâmicas e existenciais, concedendo aos cristãos dons para dinamizar o ministério ao qual foram chamados. Pentecoste torna-se uma linha divisória de um novo tipo de missões no mundo, a partir da qual o Espírito Santo se torna presente definitivamente e de uma maneira nova e diferente, para realizar a obra de Deus, transformando missões centrípetas em missões centrífugas. O "VENHA" é, então, substituído pelo "VÁ". A voz convidativa do pregador é substituída pelo mensageiro que corre de um lugar a outro levando o evangelho a todos.
O Espírito Santo foi enviado para fazer os discípulos se lembrarem dos ensinamentos de Cristo e serem Suas