seis sigma
CURSO: ADMINISTRAÇÃO / BACHAREL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO:
SEIS SIGMA, BSC.
Cascavel – PR
2013
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
Trabalho apresentado como obtenção da nota parcial da disciplina de Tecnologias de Gestão do Curso de Administração bacharel da ANHANGUERA de Cascavel.
Docente: Prof. José Fernando Pereira Junior
Cascavel – PR
Abril 2013
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como objetivo identificar e compreender os processos de Seis sigma e BSC.
E como elas estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade.
Seis Sigma ou Six Sigma
É um conjunto de técnicas originalmente desenvolvidas pela Motorola, para aperfeiçoar metodicamente os processos ao eliminar falhas. Uma falha é definida como a não concordância de um produto ou serviço com suas especificações.
Seis Sigma ainda é definido como uma tática gerencial para promover modificações nas organizações, fazendo com que se chegue a progressos nos métodos, produtos e serviços para a satisfação dos clientes. Diferente de outras formas de gerenciamento de tecnologias produtivas ou administrativas o Six Sigma tem como preferência a obtenção de resultados de forma esquematizada e clara, tanto de qualidade como especialmente financeiros.
O princípio fundamental do Seis Sigma é o de diminuir de forma consecutiva a alteração nos processos, extinguindo defeitos ou falhas nos produtos e serviços.
A qualidade não é vista pelo Seis Sigma na sua forma mais clássica, isto é, a simples harmonia com preceitos e condições da organização. Ele a define como o valor agregado por um extenso esforço de produção com a intenção de atingir objetivos deliberados na tática organizacional.
Hoje em dia, o Seis Sigma é visto como uma exercício de gestão voltado para aperfeiçoar a lucratividade de qualquer empreendimento , independentemente do seu porte. Atualmente, o Seis Sigma