Etica na gestão de pessoas
INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DA FILOSOFIA PARA QUE FILOSOFIA?
As evidencias do cotidiano
Geralmente no nosso cotidiano fazemos afirmações ,avaliamos coisas e pessoas,refletimos a diferença entre realidade de ilusão,razão de loucura,relacionamos a existência de causa e efeito entre as coisas onde houver uma coisa certamente houve uma causa para ela.
Quando avaliamos que uma pessoa é mais bonita que outra,acreditamos que as pessoas ,que as coisas,as situações,os fatos podem ser comparados e avaliados,julgados pela qualidade ou quantidade.E assim também podemos nota que acreditamos que nossa visão pode ver as coisas diferente do que elas são,mas nem por isso diremos que sonhamos ou que ficamos malucos.
No entanto no caso do mentiroso consideramos a mentira diferente do sonho ,da loucura e do erro porque o sonhador ,o louco e o que erra se iludem involuntariamente,enquanto o mentiroso decide voluntariamente deformar a realidade dos fatos.Com isso podemos perceber que o erro e a mentira são falsidades,mas diferentes porque somente na mentira há a decisão de falsear. Quando distinguimos entre verdade e mentira e distinguimos mentiras inaceitáveis de mentiras aceitáveis isso parti ao caráter da pessoa a sua moral.
Acreditamos também na objetividade e subjetividade. A objetividade é uma atitude imparcial que alcança as coisas tais como são verdadeiramente, enquanto a subjetividade é uma atitude parcial, pessoal, ditada por sentimentos variados (amor, ódio, medo, desejo). São diferentes e que a primeira não deforma a realidade, enquanto a segunda, voluntária ou involuntariamente, a deforma.
Acreditamos assim que todos os seres humanos seguem regras e normas de conduta, possuem valores morais, religiosos, políticos, artísticos, vivem na companhia de seus semelhantes e procuram distanciar-se dos diferentes dos quais discordam e com os quais entram em conflito.
Assim notamos que nossa vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas,da