Empreendedorismo
Já o conceito de empreendedorismo sofreu evoluções ao longo do tempo e passou por três principais linhas de pensamento: a economia, a comportamentalista e a visão atual.
Para os economistas o empreendedor é um criador de riquezas que promove o desenvolvimento econômico com a abertura de empresas, principalmente na área da industria. Com a revolução industrial o empreendedor foi tido como agente te mudanças na sociedade que fez com que surgisse um certo fenômeno econômico. Porém a linha de pensamento economista não tinha a percepção da parte comportamental do empreendedor, valorizando apenas o “homem econômico” a fim de que tudo fosse medido, calculado e registrado.
O pensamento comportamentalista é também conhecido como a teoria do Behaviorismo, que não se limita a apenas uma definição da personalidade do empreendedor, mas cita vários pontos que se mostram presentes nas atitudes daqueles que são empreendedores: criatividade, inovação, lideranças, riscos, energia, otimismo, etc.
Na visão atual, podemos destacar o fato de que o estudo do conceito de empreendedor se faz presente em várias áreas do conhecimento, principalmente pelo aumento no número de empreendedores.
A abertura de novos negócios tem sido facilitada pela tecnologia, porém é necessário que haja identificação de um bom mercado e suas tendências para o produto/serviço em questão, conhecimento das leis atuais e gestão financeira e administrativa, atenção aos concorrentes e dentre outros importantes fatores, trabalhar a oportunidade obtida, leva o empreendedor e a empresa ao autodesenvolvimento.
Para ser empreendedor, é necessário trabalhar o negócio, focar as atividades mais em resultados e menos em processos e procurar transformar