empreendedorismo
O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar formar na década de 1990. Antes disso praticamente , não se falava em empreendedorismo e em criações de pequenas empresas.
Os ambientes políticos e econômico do pais não eram propícios, e o empreendedor praticamente não tinha não tinha informações para auxilia na jornada em empreendedor.
O SEBRAE e um dos órgãos mais conhecidos do pequeno empresário brasileiro. O SEBRAE auxilia dando consultoria para resolver pequenos problemas.
A historia da entidade Softlex pode ser confundido com histórico do empreendedorismo no Brasil na década de 1990.
A entidade foi criada para levar as empresas de Sofware do pais ao mercado externo por meio de varias acoes.
Passados 20 anos, podemos dizer o Brasil entre novo milênio com todo potencial para desenvolver um dos maiores programas de ensino de empreendedorismo de todo mundo, comparável apenas ao Estados unidos, onde mais de 2000 escolas ensinam emprededorismo.
Ações históricas e algumas mais recentes desenvolvidas começam a apontar para essa direção. Seguem algum exemplos:
O programa Sofltex e Genesis , criado na década de 1990 e que há pouco tempo apoiavam atividades de empreendedorismo em software, estimulando o ensino da disciplina em atidades e geração de novas empresas de software.
Ações voltadas a capacitação de empreendedor, como os programas Empretec e jovem empreendedor do SEBRAE, que são lideres em procura por parte dos empreendedores e com ótima avaliação.
O fato que chamou atenção dos envolvidos com o movimento de empreendedorismo no mundo e no Brasil foi o resultado do primeiro relatório executivo global.
Onde o Brasil apareceu como o pais que possuía a melhor relação entre o numero de habitantes adultos que começaram um novo negocio e o total dessa população;
Isso corresponde a mais de 15 milhões de pessoas envolvidas em novos negócios.
O empreendedorismo tem duas definições :
A primeira seria o empreendedorismo