Quem se organiza?
Os Hotéis apresentam duas características, sendo elas:
Interdependência – pois necessita trocar energia.
Entropia – medida da desordem de um sistema, ou seja, tendência a morrer sistemicamente, esta tendência vale para qualquer sistema (é natural ou tendência natural a se desestruturar).
As organizações (Hotéis) são constituídas por duas Ambiências:
Ambiência Interna (AI):
Que é composta por pessoas, isto é, formada por líderes (estrutura de poder) e pelos colaboradores que formam uma Equipe, que consequentemente gera Recursos (financeiros, materiais, patrimoniais, tecnológicos).
Ambiência Externa (AE):
Que é formada pelos Clientes (que possuem necessidades, desejos, disponibilidades (financeira, espaço e tempo) e conceito de relevância); Concorrentes (são as ofertas e planos de novas ofertas, bens, serviços, resíduos); Fornecedores (as pessoas e os recursos); Governos (federal, estaduais, municipais, ou seja, regras, regulamentos, leis e normas, políticas públicas) e pela Sociedade (exigências).
É necessário haver trocas de energias entre a Ambiência Interna e Ambiência Externa.
Um ponto de grande importância que não pode passar despercebido é que a Ambiência Interna só vai lucrar se ela conseguir negociar com a Ambiência Externa, utilizando do processo do ganha X ganha.
A Ambiência Interna precisa compreender a Ambiência Externa tendo como ferramenta o Planejamento, com o objetivo de identificar “O certo a fazer”, ou seja, servir bem, pois quando o Hotel serve bem ele é Eficaz.
Devemos negociar com os clientes, pois