ORGANIZA O
TEORIA NEOCLÁSSICA
MATÉRIA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA
PROFESSOR: RICARDO
ALUNOS: BRENO MOUALLEM
FAUSTO NIERI
TÚLIO CORRÊA OLIVEIRA
Definição de Organização
A palavra organização pode assumir vários significados, sendo um deles como uma entidade social que é voltada para metas e objetivos específicos que fazem parte do organograma estruturado por pessoas. Essas pessoas têm a função de alcançar resultados dentro da entidade, podendo gerar lucros no caso de empresas como supermercados, lojas em geral, indústrias e outras, ou proporcionar a satisfação social como em clubes e eventos.
É também uma constituição física moldada por um empreendimento humano que sempre será voltada para atingir metas, sendo elas lucrativas ou não e tendo em vista que ela sempre irá proporcionar a interação entre pessoas, sendo visualizada em dois tipos diferentes:
ORGANIZAÇÃO FORMAL: É aquela baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e cargos que serão distribuídos entre os funcionários de acordo com suas respectivas funções. Portanto é uma organização planejada que está bem distribuída no organograma e formalizada oficialmente, sendo gerida pela direção.
ORGANIZAÇÃO INFORMAL: É aquela que surge através das relações entre as pessoas dentro da empresa, sendo elas de amizade ou de inimizade e algumas mais íntimas e outras nem tanto. O tal do “cafezinho”, uma
“fofoquinha” aqui outra ali e até mesmo uma troca de favores entre os funcionários. Enfim, é o surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma da empresa.
Organização como função administrativa Trataremos aqui da organização sob o segundo ponto de vista, ou seja, que depende do planejamento, da direçao e do controle para formar o processo administrativo. Organizar então consiste em:
Especialização - determinar atividades especificas para alcancar os objetivos. Ex.: linha de montage automotiva.
Departamentalização - agrupar as atividades e dividir para cada departamento.