Ética na gestão de pessoas
Gerir pessoas continua sendo um desafio desde os primórdios das organizações, vários conceitos foram desenvolvidos ao longo dos tempos para fundamentar a relação organização x pessoas. Com a mudança no mercado de trabalho as organizações perceberam que para obter resultados precisam muito do que somente desenvolver as empresas, precisa desenvolver também as pessoas e despertar nelas uma consciência ética e motivacional.
O primeiro questionamento que surge é: mas afinal o que é ética? O que é um comportamento ético e um comportamento não ético? Mas que códigos de condutas poderiam nortear esta relação? Que tipos de parâmetros devem ser usados para criar uma relação saudável no ambiente organizacional?
ÉTICA X ÉTICA PROFISSIONAL X MORAL
Quando se fala de ética, muitas pessoas confundem o seu significado com o significado de “moral”. Esse engano não é nenhum absurdo, pois, na história essas duas palavras têm o mesmo significado. O termo “ética” vem do grego “ethos”, que por sua vez, tem seu correlato no latim “morale”, com o mesmo significado. Podemos então concluir que ética e moral são palavras sinônimas, mas os significados são diferentes.
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade. Sendo valores (certo e errado, bem e mal) que vigoram como permitido e ou proibido, ou melhor, valores que são praticados nos costumes de uma sociedade. São valores positivados no direito e na cultura de determinado grupo de indivíduos em um espaço e tempo.
Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social, é atitude tomada pelo individuo diante da vida cotidiana.
Refere-se à conduta humana a ética é algo que está relacionado à natureza, ou seja, as pessoas já nascem com ela. Ser ético é agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde.
Então podemos dizer que Ética profissional, é