ÉTICA NA GESTÃO DE PESSOAS
INTRODUÇÃO
Atualmente, há uma preocupação tanto da empresa, quanto dos funcionários em relação a ética. As empresas estão procurando funcionários além das qualificações técnicas, grandes experiências e senso de responsabilidades; funcionários que tenham características éticas, ou seja, profissionais que influenciem seus colegas de trabalho com inteligência, lembrando sempre os valores morais.
O dicionário Michaelis define a ética da seguinte forma:
1- parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais da conduta humana. É a ciência normativa que serve de base à filosofia prática.
2- Conjunto de princípios morais que se devem observar no exercício de uma profissão.
Gestão de pessoas é maximizar com competência a administração de recursos humanos, obtendo resultados para a empresa e para os funcionários, superando expectativas; também é responsável pela infra-estrutura oferecida aos seus funcionários, para que possam desempenhar bem o seu papel.
ÉTICA NO RELACIONAMENTO COM OS EMPREGADOS
Falta de ética pode ocasionar grandes prejuízos para a empresa, como a desmotivação dos profissionais influenciando negativamente a produção, bem como a imagem da empresa perante aos fornecedores e clientes.
A ética na gestão de pessoas pode ser verificadas em 3 momentos da vida profissional: a contratação, a permanência e o desligamento.
• Ética na contratação de empregados
O processo de seleção tem um impacto muito forte sobre o candidato, podendo afetar sua estabilidade emocional, suas condições e disposições, a postura do profissional de seleção pode mudar a vida do candidato para melhor ou deixar marcas negativas; nesse momento é muito importante ser objetivo e expor as reais razões pela qual o candidato não foi contratado, isso fará com que ele se conheça melhor,