Ética na gestão de pessoas
Introdução
Ética é a disciplina do conhecimento acerca do que é bom e mau, dever moral ou obrigação. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, está constantemente a avaliar e julgar suas ações para saber se são certas ou erradas, justas ou injustas.
A classificação de um comportamento em ético ou não depende da relação entre a ação e as convicções da pessoa e também da relação entre as suas convicções e o que as fontes de ensinamento lhe sugerem. Assim existem dois tipos de ética:
Tipo I Tipo II
Tomar as decisões eticamente adequadas tem a ver com as convicções de cada um, formadas a partir das chamadas “Fontes de Inspiração Ética”:
• Religião
• “Voz Interior”
• “Os outros significativos”
A própria lei, ao proibir determinados comportamentos que podem prejudicar terceiros, é uma fonte de inspiração ética.
Ética em Gestão Empresarial
A ética pode-se dizer que é na verdade como a educação de nosso caráter, temperamento ou vontade pela razão, em busca de um sentido na vida. Traduzindo é um processo consciente ou intuitivo em que vamos aprendendo ao longo de nossa vida, que nos ajuda a escolher entre vícios e virtudes, entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto. É a predisposição habitual e firme, fundamentada na inteligência e na vontade, de fazer o bem. Ser ético, portanto, é buscar sempre estar de bem consigo mesmo, combater vícios e fraquezas, cultivar virtudes, proteger e preservar a vida e a natureza, é buscar ser feliz. A prática da ética nas organizações requer convicção, vontade política e competências adequadas para tornar as ações empresariais concretas e objetivas, minimizando as resistências e as incompreensões. Há muitas formas não éticas de agir nas organizações, como, de resto, na vida em