Ética e gestão das políticas públicas para a pessoa idosa
TÍTULO:
ÉTICA E GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A PESSOA IDOSA, NO MUNICÍPIO DE CARIACICA; ÊNFASE NO CONSELHO MUNICIPAL DO IDOSO.
Lindomar Gonçalves Rafael
LINHA DE PESQUISA
Ética e Gestão
JUSTIFICATIVA
A inserção na temática “ÉTICA E GESTÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOA IDOSA, NO MUNICIPIO DE CARIACICA”, emergiu a partir de ações social e pastoral, como Presbítero, no território que compõe a Paróquia Bom Pastor de Campo Grande.
As visitas aos domicílios dos familiares dos idosos possibilitam ouvir depoimentos acerca da participação, do envolvimento e também das dificuldades que encontram de inserirem no universo de atividades e ações desenvolvidas pelas políticas públicas. Especificar e detalhar a Modalidade de Política Pública que se encontra voltada para a pessoa Idosa e a sua aplicação na realidade de conjuntura local.
Pretendo conhecer instituições que desenvolvem projetos e obtém resultados qualitativos na realização e aplicação das políticas voltadas para a pessoa Idosa.
Demonstrar com clareza as necessidades e os campos onde ainda se pode investir recursos e desenvolver projetos e meios que venham de encontro ao desenvolvimento e cuidados com a pessoa idosa.
Finalmente, considerando a relevância desta temática, na área da Política Pública para o Idoso, espera-se que esta pesquisa possa atingir seu foco acadêmico. Demonstrar com clareza a necessidade e a essência de ações que possam melhorar a qualidade de vida do idoso, fazendo bom uso dos instrumentos legais e meios que se encontram disponíveis no universo da organização social e política.
RELEVÂNCIA SOCIAL OU CIENTÍFICA DA PESQUISA PROPOSTA
- PROBLEMATIZAÇÃO
Como a Ética na Gestão da política pública poderá, fundamentada na Constituição Federal e no Estatuto do Idoso, garantir aos Idosos seus direitos sociais como saúde, moradia, lazer, segurança, transporte, atendimento preferencial, previdência social entre outros necessários e