ESTUDOS DICIPLINARES VI 3
Nilcéia Aparecida Tonin RA: 1424885
POLO CAMPOS NOVOS/SC
2015
Trabalho apresentado para obtenção de nota
Na disciplina Estudos Disciplinares VI (universidade Paulista).
Campos novos
2015
Questao a): Os neologismos presentes no poema são importantes para consolidar a musicalidade do mesmo tornando-o singelo e sereno. E esse jogo de neologismo também é uma prática do fragmento, como a citação, toma as partes de um todo, cria deslocamento em seu sentido formando um sentido mais amplo. Exemplo: gatografia,escrita do gato que pode significar queb o gato esta como sujeito tanto como objetodo grafia, ou seja da escrita do desenho. Como sujeito gatografia pode significaralgo como gato escrevendo atravez dos arranhões que faz as cicatrizes que deixa no rosto da dona. Como objeto, gatografia significa o desenhar o gato, como a autora mesma diz: não sei desenhar gato, hipogato, hipopotas, hiponímico, seria de neologismos composto peloprefixo grego hipo que significa cavalo e que aparentemente foram formados em virtude de certas musicalidades dos termos colocados próximos. O emprego de neologismos no poema importante, pois através deles percebemos uma gama muito maior de sentidos no textos que vão alem do que esta escrito mas pode alcançar sutilmente o que esta sendo insinuado.
Questão b): O verbo que a autora emprega para e fingir na expressão fingindo nomear “pois” ela parece não acreditar que o ser humano nomeie os seres. De esse modo nomear nada mais e do que fingir nomear um ato onde falta a verdade.
Questão c): De acordo com a poetisa, nomear, escrever desenhar, são ações que não pertencem ao mundo real e a ficção. Através da intertextualidade toda que transparece no poema para a autora a literatura em muitos sentidos se trata de roubo de uma artimanha manhosa e escrever seria como o salto