13
Um estudo do pensamento algébrico e da linguagem algébrica: uma perspectiva de relação dialética
Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais
Juciane Teixeira Silva1
Marilene Ribeiro Resende2
Agências Financiadoras: CAPES/FAPEMIG
Este trabalho é parte integrante das pesquisas iniciadas no âmbito do Programa
Observatório da Educação – OBEDUC, desenvolvido na Universidade de Uberaba, com apoio das agências de fomento CAPES/FAPEMIG.
O presente texto visa apresentar uma investigação em andamento sobre a relação do pensamento algébrico e da linguagem algébrica presente nos livros didáticos de matemática do ensino fundamental, à luz da Teoria Histórico-Cultural.
A Teoria Histórico-Cultural foi desenvolvida por Lev Vygotsky, trata da linguagem e formação do pensamento e defende que os conceitos são desenvolvidos ao longo da história do homem com uma função específica de solucionar problemas reais.
Segundo esta teoria, a apreensão de saberes se concretiza nas interações que o indivíduo estabelece num ambiente de aprendizagem formal, tendo em vista apropriarse dos conhecimentos construídos pela humanidade ao longo de sua história.
1
Mestranda do Programa em Educação da Universidade de Uberaba; Bolsista do Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
OBEDUC/CAPES/FAPEMIG. E-mail: jucianet@gmail.com.
2
Professora Doutora Orientadora do Curso de Mestrado em Educação da Universidade de Uberaba.
Coordenadora do Programa Observatório da Educação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior OBEDUC/CAPES/FAPEMIG E-mail: marilene.resende@uniube.br
Aprendizagem sem fronteiras Learning without borders
O estudo está norteado pela seguinte questão: Qual a relação entre pensamento algébrico e linguagem algébrica apresentados no livro didático de matemática para o ensino fundamental?
Tal preocupação justifica-se pelos dados alarmantes de baixo