cultura novo
(1) Sílvio Romero
(2) Nina Rodrigues
(3) Euclides da Cunha
(4) Luis da Câmara Cascudo
(5) Gilberto Freyre
(6) Sérgio Buarque de Holanda
(7) Victor Nunes Leal
(8) Caio Prado Jr.
( 6) Cunhou o conceito de “homem cordial”.
( 1) Autor considerado prolixo e repetitivo, que presava por um excesso intelectual. Um de seus principais temas era o “mestiço”.
( 8 ) Ao enfatizar a ligação do Brasil com o resto do mundo, como exportador de produtos primários, o autor mudou a própria linha de reflexão sobre o país.
( ) As principais contribuições do autor encontram-se na dualidade litoral/sertão, vista como contraponto entre sociedade moderna e sociedade tradicional; o tema do isolamento do sertanejo, que foi resignificado e problematizado nos trabalhos sobre populações rústicas; e a busca de uma perspectiva autônoma de interpretação do Brasil.
( ) Sua grande obra foi Casa-Grande & Senzala, publicado em 1933.
( ) Sua maior contribuição refere-se ao seu trabalho rigoroso de observação e registro das muitas formas de vida sociocultural, geralmente classificadas como “folclóricas” ou “populares”. Seus textos etnográficos possuem numerosas categorias nativas, expressões, objetos materiais, técnicas corporais, práticas sociais e rituais e narrativas.
( ) Foi um médico e antropólogo, fundador da antropologia criminal brasileira e é frequentemente destacado como o primeiro antropólogo brasileiro a fazer um levantamento dos povos africanos residentes no país.
( ) Um dos principais juristas brasileiros, teve como auge de sua carreira seu trabalho no Supremo Tribunal Regional e como sua obra prima “Coronelismo, Enxada e Voto”.
(9)
(10) Resposta Comentada
(11) A sequência numérica correta é a seguinte: 6, 1, 8, 3, 5, 4, 2, 7.
(12)
(13)
(14) CONCLUSÃO
(15) Percebemos nesta aula que são diversos os autores e as teorias sobre o Brasil e que mesmo em épocas distintas, todos os teóricos estudados tiveram importância para o pensamento social brasileiro e que ainda hoje