Cultura do Estado Novo
A Cultura Portuguesa no Estado Novo
Docente: MARIA DO ROSÁRIO CASTIÇO BARBOSA DE CAMPOS COELHO E SILVA
Discentes: Bruno Costa Bruno Daniel Catarina Ferreira Carolina Santos
Turismo Ano letivo: 2012/2013 Índice
1. Introdução
Em todos os períodos históricos em que existiram ditadores de regimes autoritários, estes subordinavam a cultura aos ideais do regime usando-a como meio de divulgação e propaganda.
Este trabalho trata da época entre os anos 1933 e 1974 em Portugal, isto é da ditadura de Salazar. Procura esboçar o clima cultural do Estado Novo. Foca o problema de como a arte pode ser influenciada pela política dum regime totalitário. Descreve as linhas e os métodos gerais da cultura política de Salazar. Descreve as organizações e instituições fundadas por Salazar para realizar a chamada "política do espírito". Relata os processos e represálias destes órgãos do Estado contra os artistas que não simpatizavam com o regime. O nosso trabalho vai abordar as circunstâncias históricas e político-sociais do Estado Novo, descrevendo o funcionamento da censura salazarista e esclarecendo também as atividades da propaganda. Abordar-se-á também os diferentes temas da arte referente á época em questão, nomeadamente no caso da arquitetura, escultura e pintura direcionando a arte como forma de servir a propaganda do regime e o teatro como exemplo de atividade cultural pouco ligada com o regime mas também influenciada pelos órgãos do Estado.
2. ESTADO NOVO E CULTURA
2.1 O contexto histórico e político-social
O período da Primeira República entre os anos 1910 e 1926 foi marcado por uma grande instabilidade no regime português.
O país encontrava-se, no sector político, económico e social, numa situação quase catastrófica, sendo que, 70,5 por cento dos analfabetos residiam em Portugal.
Por estas razões o movimento de 28 de Maio