Relatório final de projeto de pesquisa: estudo da valorização do etnoturismo indígena como alternativa do resgate da cultura e do patrimônio histórico e natural da etnia macuxi, um novo olhar para o estado de roraima.
4528 palavras
19 páginas
Ministério da EducaçãoSecretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica
Relatório Final
___________________________________________________________________________________
SYDNAN SOUZA LIMA AGUIAR
ESTUDO DA VALORIZAÇÃO DO ETNOTURISMO INDÍGENA COMO ALTERNATIVA DO RESGATE DA CULTURA E DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E NATURAL DA ETNIA MACUXI, UM NOVO OLHAR PARA O ESTADO DE RORAIMA.
Este relatório é parte dos requisitos dos Programas Institucionais de Bolsa de PIBICT para finalização do processo de relatório final, sendo apresentado ao Comitê Institucional de Avaliação do PIBICT/IFRR.
.
ORIENTADOR: SUZANA MENEZES MACEDO
BOA VISTA /RR
DEZEMBRO - 2012
RESUMO DO TRABALHO
O presente trabalho tem como objetivo analisar o ETNOTURISMO indígena como valorização da cultura, do patrimônio natural e cultural indígena Macuxi, visando o desenvolvimento da localidade de forma sustentável. A área que tem como foco para o estudo localiza-se na região de campos e serras do Estado de Roraima, demarcada pela Fundação Nacional do Índio – FUNAI em 1976 e homologada por Decreto Presidencial em 1991, representa uma extensão total de 654.110 hectares e sua população em sua maioria de etnia Macuxi. Para realização da pesquisa vêm sendo utilizado principalmente à pesquisa participante através da interação entre os indivíduos, acentuando aspectos importantes, como a presença da fala dos envolvidos, a preservação e a divulgação da cultura local. Os resultados até o momento demonstram que a atividade turística na região é um a ferramenta importante na valorização de um todo, porém, um dos maiores desafios hoje para nas comunidades, está “no querer” desenvolver o turismo, pois nesse tipo de atividade, a comunidade terá que se abrir para o público externo, mostrando sua cultura material, imaterial e natural. Outro desafio está no processo de