O novo funcionário e a cultura organizacional
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
O NOVO FUNCIONÁRIO E A CULTURA ORGANIZACIONAL
BARRA DA ESTIVA
2012
MARIA LUIZA CAIRES
O NOVO FUNCIONÁRIO E A CULTURA ORGANIZACIONAL
Trabalho escrito apresentado como exigência da Disciplina Cultura Organizacional, ministrada pelo Prof. Ricardo Braga, como requisito parcial para aprovação no Curso de Administração da Faculdade Zacarias de Góes.
BARRA DA ESTIVA
2012
A cultura organizacional é algo que, conscientemente ou não, é incorporada pelos colaboradores de uma determinada empresa e seguida por tempos sem que muitos nem questionem.
Porém, funcionários novos sentem certa dificuldade até acostumar-se com a cultura da empresa que o contratou.
As Organizações empresariais modernas dispensam atenção aos seus funcionários tanto quanto aos seus clientes. Percebem a importância da criaçãoe manutenção de clima organizacional produtivo e de conseguir adesão aos funcionários ás suas metas e resultados. As questões de competitividade e subsistência da empresa, como produtividade, redução de custos, qualidade do produto, são reconhecidamente associadas ao envolvimento, participação nas decisões e nos resultados, qualidade de vida no trabalho, treinamento e desenvolvimento. O empregado hoje tem de ser visto como colaborador.
A entrada do novo profissional no ambiente organizacional é um momento de insegurança, instabilidade ou ‘‘estranhamento’’ para o profissional e para o grupo-empresa. Há todo um quadro de valores e padrões de comportamento desconhecidos—a cultura da organização— que precisa ser rapidamente assimilado. A equipe da empresa passa também por um processo de adaptação ao novo elemento. Ao mesmo tempo que ocorre o “estranhamento” a que nos referimos, há por parte do recém-contratado uma predisposição altamente positiva de colocar toda a sua competência a serviço da empresa e da nova equipe. A área de Treinamento pode desenvolver ações, em continuidade ao processo de seleção, para