Estudo Pão de Queijo
1 – Discuta a influência dos ambientes tecnológico, político-legal e sociocultural na gestão do produto ‘pão de queijo’. Como as empresas do setor estão monitorando essas três forças macroambientais?
R.:
Estes três ambientes estão muito presentes nas empresas do setor de pão de queijo. O Ambiente tecnológico influencia no que diz respeito a inovações para conservação de massas, condições para transporte e exportação através de parcerias com universidade e centros tecnológicos. O campo político atua em acordos para comercialização do produto tanto no mercado interno quanto no mercado externo e busca regular a qualidade do produto comercializado. A área sócio cultural, que inclui as pessoas consumidoras do produto, trata de manter viva a tradição do pão de queijo.
O pão de queijo é uma iguaria criada em Minas Gerais e se tornou uma marca registrada deste estado brasileiro. É uma parte da cultura dessa região então os produtores querem fazer sempre o melhor para manter a qualidade do produto e expandir cada vez mais a fama dos mineiros de serem excelentes na produção do pão de queijo. Para isso as parcerias com centros tecnológicos e com as forças políticas são indispensáveis. A própria população se encarrega de manter a vigilância em torno da qualidade e originalidade do pão de queijo. Por isso esses três ambientes são tão importantes e precisam estar em harmonia entre si para que o produto possa se manter no mercado por tanto tempo e expandir-se para todo o mundo, como aconteceu.
2 – Identifique duas tendências nos mercados nacional e internacional de pão de queijo.
R.:
As tendências para o pão de queijo nos mercados nacional e internacional é a inovação em tecnologias para que o produto possa ser exportado para qualquer país sem perder suas características marcantes. Outra tendência é a venda ou repasse da tecnologia, por meio de sociedades ou pagamentos de royalties.
3 – Comente detalhadamente a