estudo de caso casa do pão de queijo
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA
ESTUDO DE CASO “CASA DO PÃO DE QUEIJO”
MAYARA T S LESSA
Goiânia
2014
1
QUESTÕES
1. O que você acha das metas de crescimento da Casa do Pão de Queijo? Elas são realistas ou não, considerando a dificuldade de fixar a marca como a mais representativa, em um setor cujo produto é muito parecido nas várias franquias?
“A meta é dobrar o seu tamanho ao longo deste período e para isso serão feitos esforços para ampliar a rede de lojas, especialmente as franquias empresariais, inovar o mix de produtos e até mesmo internacionalizar a marca.”
Acredito ser possível sim dobrar seu tamanho, a rede já aumentou bastante à linha de produtos oferecidos, diferenciando-se das demais, e apresenta projetos para inovar ainda mais, como até mesmo máquinas de café expresso.
“Além do pão de queijo, a empresa passou a oferecer em suas lojas sanduíches, bebidas frias e quentes, doces brasileiros e sorvetes. São vendidos também produtos take home, como pães de queijo congelados e massas prontas. A rede fechou o ano dentro de sua meta de crescer 30% ao ano e com realizações como a introdução de novos produtos, entre eles sorvete de iogurte, novas versões de sucos, sanduíches lights e reforço na família de doces brasileiros, com as sobremesas doce-de-leite e abóbora com coco”.
2. Em que segmentos, geográficos e de clientes, a Casa do Pão de Queijo deve concentrar os seus esforços?
É interessante que a empresa se mantenha com o propósito de expansão para fora do país e também para as regiões citadas no texto, como Norte e Nordeste. São regiões que não possuem tradição do consumo do seu produto líder de vendas, pão de queijo, assim, a concorrência se torna bem menor, atingindo classes que não são atingidas em regiões onde o produto é popular. Passa a ser a única opção para o cliente consumir.
3. Em sua opinião, a Casa do Pão de Queijo deve tentar adequar o seu mix de